APRESENTAÇÃO DO CANAL

Céu Calmo sobre os Oceanos!

terça-feira, 17 de setembro de 2013.

Vivemos em um planeta inquieto e dinâmico.

Em um único dia, há geralmente um ciclone, uma depressão tropical, ou tempestade extra-tropical em algum lugar da Terra.

Mas por um breve momento, na semana passada, os céus sobre todos os oceanos ficaram relativamente calmos!

Esta imagem é uma composição de quatorze voltas de um satélite realizadas a partir de 08 de setembro de 2013.


A imagem em cor natural foram adquiridas pelo instrumento VIIRS (Visible Infrared Radiometer Imagem Suite) que está a bordo do satélite NPP .

O satélite NPP está em órbita polar, circundando a Terra do Polo Norte ao Polo Sul, 14 vezes ao dia, em todas as latitudes.

NPP é um satélite composto de seis elementos: a nave, e mais cinco diferentes instrumentos que são utilizados para monitorar a vida na Terra do Espaço. Além é claro dos equipamentos de apoio, sensores e simuladores.

NPP é agora conhecido como “Suomi National Polar-orbiting Partnership” ou “Suomi NPP”, e foi construído pelo “Goddard Space Flight Center” da NASA.

A sonda transmite dados diretamente de seu sensor de armazenamento e também dados em tempo real para uma estação receptora em Svalbard, um território ártico da Noruega.

NPP iniciou uma nova era de observações da Terra após seu lançamento e está sendo usado para monitorar as mudanças climáticas, a vegetação, a camada de ozônio, a atmosfera, a temperatura na superfície terrestre, o oceano, as nuvens, as erupções vulcânicas, as calotas polares, dentre outras coisas.

Ele foi lançado em outubro de 2011 pela unidade de lançamento Delta II, e foi projetado para ter uma vida curta de 5 anos de observação.

Para visualização das imagens: clique sobre "exibir apresentação de slides" localizado no mosaico de imagens acima.

Créditos:

Imagem: Jesse Allen da “NASA Earth Observatory”, usando dados do instrumento VIIRS da “Suomi National Polar-orbiting Partnership”/ Caption Credit: Michael Carlowicz/ Instrumento: Suomi NPP – VIIRS.

Suomi NPP é o resultado de uma parceria entre a NASA, o “National Oceanic and Atmospheric Administration”, e o “Department of Defense”.

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |