APRESENTAÇÃO DO CANAL

A Galáxia Escondida!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013.
IC342_LRGBleshin950

Semelhante em tamanho com outras grandes e brilhantes galáxias espirais que existem em nossa vizinhança, a IC 342, localizada a 10 milhões de anos-luz de distância na constelação da Girafa (Camelopardalis), é uma ilha em um universo em expansão.

Entretanto, a IC 342 seria uma galáxia proeminente no nosso céu noturno, se não estivesse quase escondida das nossas vistas por trás de um véu de estrelas, gases e poeira no plano da nossa galáxia a Via Láctea. 

Muito embora a luz de IC 342 esteja diminuída pelas nuvens cósmicas intervenientes, esta profunda imagem telescópica delineia a própria poeira obscurecida da galáxia, e mostra os aglomerados azuis de estrelas e as brilhantes regiões de formação de estrelas, em rosa, ao longo dos braços espirais que giram para longe do núcleo galáctico.

IC 342 pode ter sofrido uma explosão recente devido a atividade de formação de estrelas e está perto o suficiente para ter influenciado gravitacionalmente a evolução do Grupo Local de galáxias e a Via Láctea.

Crédito: Stephen Leshin

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |