APRESENTAÇÃO DO CANAL

A Galáxia de Bode e o Charuto!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013.

M81 ou NGC 3031 – Galáxia popularmente conhecida por “Bode’s Galaxy” que significa “Galáxia de Bode”, por se referir ao seu descobridor Johann Elert Bode, que a descobriu em 1774. Posteriormente, Charles Messier a observou e a inseriu em seu catálogo sob a designação de M81.

M81 é uma das mais distintas galáxias do céu e é uma das mais próximas além do Grupo Local de galáxias. É considerada a mais compensadora e uma das mais fáceis galáxias de se observar por astrônomos amadores do hemisfério norte. Devido ao seu brilho total ser de aproximadamente 6,8 magnitudes, pode ser facilmente encontrada no céu com o auxílio de pequenos instrumentos de observação.

Em março de 1993, uma supernova do tipo II chamada de “SN 1993j” ocorreu em M81. Foi descoberta pelo astrônomo amador espanhol Francisco Garcia Dias, e nesta ocasião, chegou a atingir um brilho máximo de aproximadamente 10,5 magnitudes. Seu remanescente pôde ser fotografado 18 meses após a explosão.


M81, juntamente com M82 “Galáxia do Charuto”, é talvez o mais famoso par de galáxias do céu. Ambas são galáxias espirais e podem ser vistas no mesmo campo de visão, mesmo com baixa ampliação, mas M81 é vista quase que totalmente de frente enquanto M82 é vista de perfil.

O contraste oferecido por estas duas galáxias é um deleite visual em céus noturnos. M81 é uma das mais brilhantes galáxias do catálogo de Messier e pode ser vista com o auxílio de binóculos. Já, fotografias de longa exposição mostram dois braços espirais proeminentes, os quais podem também ser observados com grandes telescópios.

m81-82_flux_eder1024
M81 e M82 (vista de perfil) estão separadas uma da outra a uma distância de aproximadamente 150.000 anos luz.

Dez milhões de anos atrás, a maior, M81, passou muito perto de sua pequena vizinha, e, nesta ocasião, induziu o início de um ciclo de formação de explosões estelares em M82.

M82 ou NGC 3034 – Galáxia que foi descoberta por Johann Elert Bode em 1774, juntamente com M81. É popularmente conhecida por “Cigar Galaxy” que significa “Galáxia do Charuto” e está localizada a 12 milhões de anos luz de nós. 

M82 é uma das galáxias mais conhecidas do tipo “starburst”, ou seja, é uma galáxia que atravessa um processo intenso e contínuo de formação estelar, normalmente em consequência de uma colisão com outra galáxia. As galáxias normais também formam estrelas, mas em uma taxa muito mais baixa. 

Ambas, M81 e M82, estão localizadas na Constelação circumpolar norte da Ursa Maior (Ursa Major).

Para visualização das imagens: clique sobre "exibir apresentação de slides" localizado no mosaico de imagens acima.

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |