APRESENTAÇÃO DO CANAL

Perseu A - Um "monstro" de galáxia no coração do aglomerado de galáxias Perseus!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013.
Esta imagem do telescópio espacial Hubble da galáxia NGC 1275 revela as filiformes estruturas filamentosas no gás ao redor da galáxia. 

A uma distância de 230 milhões de anos-luz na Constelação de Perseu (Perseus), NGC 1275 é uma das mais próximas galáxias gigantes elípticas e está no centro do famoso aglomerado de galáxias Perseus (Perseus Cluster).

A galáxia NGC 1275 é uma galáxia ativa, popularmente conhecida como Perseu A, que também é uma fonte de rádio e um forte emissor de raios-x, devido à presença de um buraco negro no centro desta galáxia. 

Perseus A: A Monster Galaxy at the Heart of Perseus Cluster

Através da combinação de imagens de multi-comprimento de onda a dinâmica da galáxia pode ser mais facilmente visível na imagem acima. Os dados do Chandra abrangem as energias de raios-X. Já, os dados do Hubble cobrem os comprimentos de onda ópticos mostrados na imagem original em vermelho, verde e azul. Também foram utilizados dados de rádio do "Very Large Array NRAO"  para a composição desta imagem.

Os lobos rosados localizados em direção do centro da galáxia são de frequências de rádio. A emissão de rádio, o rastreamento dos jatos do buraco negro, preenchem as cavidades de raios-X. 

Entretanto, as faixas de poeira, regiões de formação estelar, filamentos de hidrogênio, estrelas de primeiro plano e as galáxias de fundo são contribuições dos dados ópticos do Hubble.


Créditos: 

Primeira foto: A galáxia foi fotografada em julho e agosto de 2006 com a Advanced Camera for Surveys do Hubble. Crédito da imagem: NASA, ESA, e Hubble Heritage (STScI / AURA) -ESA/Hubble Colaboração; Reconhecimento: A. Fabian (Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge, Reino Unido)

Segunda foto: Imagem de raio-x: NASA / CXC / IoA / A.Fabian et al; Rádio:. NRAO / VLA / G. Taylor; Óptica: NASA / ESA / Hubble Heritage (STScI / AURA) e Univ. de Cambridge / IoA / A. Fabiano

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |