APRESENTAÇÃO DO CANAL

Uma "Nova" estrela no Céu!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013.

Na última quarta-feira (14/08/2013), uma estrela-anã branca explodiu na constelação do Golfinho (Delphinus), produzindo a Nova mais brilhante vista da Terra pelo menos nos últimos cinco anos (desde 2007), alcançando o ranking das 30 Novas mais brilhantes já registradas. 

Denominada como Nova Delphinus 2013 após sua explosão, a "nova" estrela caracterizada como do tipo Nova (do latim Novae), foi descoberta por Koichi Itagaki de Yamagata, no Japão, em uma imagem tirada em 14 de agosto. Ele notou uma mancha brilhante que não estava presente em uma foto da mesma região do céu do dia anterior. 

Atualmente brilhando com magnitude 4,9, a Nova é visível a olho nu em locais escuros longe da poluição luminosa das cidades, e pode permanecer assim durante as próximas semanas que virão.

A estrela tinha, aparentemente, 17 de magnitude antes da explosão, e chegou ao pico de 4,5 magnitudes em 16 de agosto. Em seguida, a Nova diminuiu ligeiramente após isso, mas tem se mantido notavelmente estável , com magnitude de 4,9 durante os últimos três dias.

Gráfico das magnitudes da Nova Delphinus 2013
Novae (Novas) são primas distantes das supernovas do tipo Ia. Em situação de Novae, a superfície da anã branca produz uma forte explosão, mas a própria anã branca sobrevive. Já, em supernovas do Tipo Ia, a anã branca acumula massa de seu parceiro binário apenas o suficiente para empurrar acima do limite de Chandrasekhar de cerca de 1,4 massas solares. Isso desencadeia uma enorme explosão termonuclear que "sopra" toda a anã branca em pedacinhos.

Mapa com a localização da Nova Delphinus 2013

Créditos da Imagens:
Primeira Imagem: Justin NG - 18 de Agosto de 2013
Última Imagem: G. Masi, P. Schmeer and F. Nocentini


1 Comentário:

As Maravilhas do Céu Estrelado disse...

Nova - Estrela de um sistema binário que experimenta uma súbita explosão de energia radiante, aumentando sua luminosidade temporariamente.

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |