APRESENTAÇÃO DO CANAL

Uma das mais brilhantes Nebulosas Planetárias do Céu!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013.
O objeto NGC 7027 é uma estrela entrando na fase final de sua vida. Ela está passando por um processo de "espetacular agonia" que evolui, para o que os astrônomos chamam de uma "nebulosa planetária", uma região visivelmente difusa composta por gás e poeira. 

O termo "nebulosa planetária" surgiu não por causa de qualquer associação real com planetas, mas porque nas primeiras observações realizadas, os observadores as interpretavam muitas vezes como sendo planetas, mesmo percebendo uma cor verde brilhante no objeto. Hoje, sabemos que esta cor verde refere-se a presença de átomos muito quentes de oxigênio no gás que circunda a estrela central.

A NGC 7027 é uma das mais brilhantes nebulosas planetárias do céu, e foi descoberta com um telescópio padrão pela primeira vez em 1878, na direção da constelação do Cisne (Cygnus). 

Quando fotografada pelo telescópio espacial Hubble, no entanto, grandes detalhes são revelados. Estudando estas imagens, os astrônomos concluíram que a NGC 7027 é uma nebulosa planetária que começou a se expandir cerca de 600 anos atrás, e que a nuvem de gás e poeira é extraordinariamente grande, uma vez que parece conter cerca de três vezes a massa do nosso Sol. 

Crédito: Hubble Legacy Archive, ESA, NASA; Processing: Delio Tolivia Cadrecha

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |