APRESENTAÇÃO DO CANAL

Onde foi parar a Era de Aquário?

sexta-feira, 30 de agosto de 2013.
A tão esperada era de Aquário na verdade não ocorrerá antes do ano de 2.597, contrariando assim tudo o que se sonhava. 

Para explicar este fato descrevemos a seguir uma breve definição dos movimentos da Terra, inclusive  o da precessão dos equinócios, associada a posição que a Terra estava no ano de 2.150 a.C..

A precessão dos equinócios é um dos 04 movimentos básicos da Terra, os outros três são: rotação, translação e nutação. 

O movimento de rotação da Terra é definido como sendo um giro completo que a Terra dá em torno de seu próprio eixo, ou seja, é um movimento giratório em torno de seu eixo que fica fixo. E para completar uma volta a Terra leva aproximadamente 24 horas.

O movimento de translação é definido como sendo um giro completo que a Terra dá em torno do Sol. E para completar uma volta completa em torno do Sol a Terra leva aproximadamente 1 ano.

O movimento da precessão dos equinócios é equivalente ao movimento de bamboleio que o eixo de um pião qualquer faz, ao girar, quando o mesmo é jogado. E para completar um ciclo de bamboleio, a Terra leva aproximadamente 26 mil anos. 

O movimento de nutação é um movimento oscilatório do eixo terrestre, que se efetua em cerca de 18,6 anos, provocado pelo efeito combinado das atrações gravitacionais do Sol e da Lua sobre a Terra.

Simplificando estes movimentos: a Terra gira em torno do seu próprio eixo (rotação), orbita em torno do Sol (translação), seu eixo bamboleia (precessão dos equinócios) e também oscila (nutação). 

Com os movimentos da Terra combinados, a Terra continua se movendo ininterruptamente e a cada dia que passa ela está em uma posição do céu diferente.

Mas, na antiguidade, a partir do ano 2.150 a.C., o eixo da Terra havia completado mais um ciclo deste movimento de bamboleio e o ponto vernal (a intersecção do equador celeste com a eclíptica) estava localizado na constelação de Áries. 

Como o movimento de bamboleio da Terra é ininterrupto, o ponto vernal está sempre mudando de posição, e por este motivo, com o passar dos tempos o ponto vernal está localizado cada vez em uma constelação do zodíaco diferente. 

Atualmente o ponto vernal está localizado na constelação de Peixes, e ficará nesta constelação até quase o ano de 2.600, quando finalmente entrará na constelação de Aquarius, iniciando assim a tão sonhada Era de Aquário.

No vídeo abaixo podemos entender melhor a precessão dos equinócios:

Crédito: Planetário de Milão - Itália

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |