APRESENTAÇÃO DO CANAL

Encontraram o irmão gêmeo do nosso Sol!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013.
Uma equipe de astrônomos liderados por instituições de pesquisa brasileiras encontraram o irmão gêmeo mais velho do nosso Sol. 

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28/08), pelos pesquisadores da USP quando descobriram dois gêmeos solares, um potencialmente mais jovem (18 Sco) e outro mais velho (HIP 102152). 

O estudo, que usou os telescópios instalados no Chile (ESO - Observatório Europeu do Sul), não apenas confirmou a hipótese, mas descobriu que a segunda estrela não só é mais velha que o Sol, mas é o gêmeo mais velho até então conhecido. 

A imagem comenta e acompanha a vida de uma estrela como o nosso Sol, desde o seu nascimento no lado esquerdo do quadro, até sua evolução chegará a ser uma estrela gigante vermelha à direita.

O gêmeo solar HIP 102152 é uma estrela situada a 250 anos-luz de distância da Terra na constelação do Capricórnio. Ela é mais parecida com o Sol do que qualquer outra gêmea solar, tirando o fato de ser quase 4 bilhões de anos mais velha, o que nos dá a oportunidade sem precedentes de estudar como o Sol será quando envelhecer.



Crédito da Imagem : ESO/M. Kornmesser
Crédito do vídeo/animação: ESO

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |