APRESENTAÇÃO DO CANAL

A Nebulosa da Lagoa

quinta-feira, 22 de agosto de 2013.
Esta linda nuvem cósmica é uma parada obrigatória em excursões telescópicas de observação do céu da constelação de Sagitário. 

Prova disto foi a "festa" que Charles Messier, astrônomo francês, fez ao observar a constelação de Sagitário no século XVIII, já que catalogou mais objetos deste tipo nesta constelação do que em qualquer outra. E ao observar esta nebulosa a incluiu em seu famoso catálogo astronômico com o nome M8 (Messier 8).

M8, a Nebulosa da Lagoa, é uma das mais brilhantes das nebulosas de Messier. Está localizada a aproximadamente quatro a cinco mil anos-luz de distância, na constelação de Sagitário (O Arqueiro), na direção do centro da nossa galáxia Via Láctea. 

Astrônomos modernos reconhecem a Nebulosa da Lagoa como sendo um berçário estelar ativo que se estende por cem anos-luz. Nuvens de gás hidrogênio estão lentamente entrando em colapso para formar novas estrelas. Por ser de quinta magnitude pode ser vislumbrada a olho nu.

A cor atraente de M8 na imagem foi capturada com um telescópio e uma câmera digital no momento em que M8 estava no alto e escuro céu rural da Argentina. A distância estimada da nebulosa capturada na imagem chega a ser de mais de 60 anos-luz. 

Crédito & direitos da imagem de M8 acima dados a: Ignacio Diaz Bobillo
Data da imagem: 17 de agosto de 2013) 


Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |