APRESENTAÇÃO DO CANAL

A galáxia dos anéis! Linda,misteriosa e incomum...

quarta-feira, 17 de julho de 2013.
Um anel quase perfeito de estrelas quentes, estrelas azuis em torno de um núcleo amarelo... são as descrições de uma galáxia muito incomum conhecida como Objeto de Hoag.

A galáxia inteira tem cerca de 120 mil anos-luz de largura, e é ligeiramente maior do que a nossa galáxia a Via Láctea. O anel azul, que é dominado por grupos de jovens estrelas massivas, contrasta fortemente com o núcleo amarelo que é composto na sua grande maioria de estrelas mais velhas. 

Galáxias em forma de anel podem formar-se de várias maneiras diferentes. Um cenário possível é através de uma colisão com outra galáxia. Às vezes, a segunda galáxia acelera através da primeira, deixando um "splash" de formação de estrelas.

Mas, no Objeto de Hoag não há nenhum sinal da segunda galáxia, o que leva à suspeita de que o anel azul de estrelas pode ser os restos fragmentados de uma galáxia que passava nas proximidades. Alguns astrônomos estimam que o encontro ocorreu aproximadamente 2 a 3 bilhões de anos atrás.

Esta incomum galáxia foi descoberta em 1950 pelo astrônomo Art Hoag. Hoag inicialmente pensou que o anel, que mais parecia com um anel de fumaça, dava ao objeto uma grande semelhança a uma nebulosa planetária, os restos brilhantes de uma estrela semelhante ao Sol. Mas ele rapidamente descartou esta possibilidade, sugerindo que o misterioso objeto provavelmente se assemelhava a uma galáxia. Observações realizadas na década de 1970 confirmaram esta previsão, embora muitos dos detalhes de galáxia de Hoag ainda permanecem um grande mistério.

A galáxia está localizada a 600 milhões de anos-luz de distância na constelação da Serpente.

Esta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA capturou uma vista completa de cima (implantação) do anel de estrelas da galáxia, revelando mais detalhes do que qualquer outra foto existente deste objeto, tornando esta imagem de extremo valor pois pode ajudar os astrônomos a desvendar pistas de como estes objetos peculiares se formam.

Nome do objeto: Objeto de Hoag

Data da Imagem: 09 de Julho de 2001

Crédito da imagem: NASA e The Hubble Heritage Team ( STScI / AURA )

Agradecimento: Ray A. Lucas ( STScI / AURA )

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |