APRESENTAÇÃO DO CANAL

Um Anjo Estelar!

sexta-feira, 28 de março de 2014.
Um anjo que sobe pelos céus com suas "asas" estendidas, nesta bela imagem do telescópio Espacial Hubble, revela uma região bipolar de formação estelar chamada Sharpless 2-106 ou S106.

Sharpless 2-106, Sh2-106 ou S106 situa-se cerca de 2000 anos-luz de nós, mede vários anos-luz de comprimento e aparenta estar relativamente isolada na região da Via Láctea.

Uma jovem estrela massiva, classificada como IRS 4 (fonte infravermelha do tipo 4), é responsável por uma furiosa atividade que observamos na nebulosa. Lóbulos gêmeos de gás superquente, azul incandescente nesta imagem, estendem-se para fora da estrela central, formando as “asas” do nosso anjo.

A estrela central possui uma massa de cerca de 15 vezes a do nosso Sol e está em fase final de sua formação.

Um anel de poeira e gás que orbita a estrela central atua como um cinto, que quase a obscurece, fazendo a nebulosa se expandir em forma de "ampulheta".

Estudos mais detalhados da nebulosa revelaram centenas de anãs marrons, e pesquisas que utilizaram comprimentos de onda puramente infravermelhos apareceram mais de 600 destes objetos. Estes tipos de estrelas pesam menos de um décimo de nosso Sol, e devido à sua baixa massa, elas não podem produzir energia sustentada através da fusão nuclear, como o nosso Sol faz.


Nome do Objeto: S106, Sh2-106, Sharpless 2-106
Data da Imagem: 15 de Dezembro de 2011
Descrição do Objeto: Região de Formação de Estrelas
Constelação: Cisne


Acesse a fantástica Visualização 3D, feita pelo Hubble, do ""Anjo Celestial de Neve""!

Uma impressionante viagem, para um nível totalmente novo...


Créditos da Imagem: NASA, ESA, and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)


Crédito da Visualização 3D (link): CreditsG. Bacon, T. Borders, L. Frattare, Z. Levay, and F. Summers (STScI)

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |