APRESENTAÇÃO DO CANAL

Aglomerados de Estrelas em Rota de Colisão

segunda-feira, 20 de agosto de 2012.



O Hubble, telescópio Espacial da NASA, captou dois aglomerados cheios de estrelas maciças, que devem estar nos estágios iniciais de suas vidas, na Nebulosa 30 Doradus que está a 170.000 anos-luz da Terra.

O que se imaginava inicialmente é que fosse apenas um aglomerado no centro de uma região de formação de estrelas em 30 Doradus, mas na verdade, trata-se de dois aglomerados que se diferenciam na idade em aproximadamente um milhão de anos. 

O complexo inteiro de 30 Doradus, tem sido uma região ativa de formação de estrelas por 25 milhões de anos e ainda não se sabe por quanto tempo esta região continuará a criar novas estrelas.

As observações do Hubble foram feitas com a Wide Field Camera 3, entre 20 e 27 de outubro de 2009. A cor azul vista na imagem é a luz das estrelas mais massivas, mais quentes; já o verde provém do fulgor do oxigênio; e o vermelho do hidrogênio fluorescente. 

Crédito: NASA, ESA e E. Sabbi (ESA/STScI)

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |